martes, 11 de noviembre de 2014 | By: Jorge

Ejercicio: comprensión de texto





Imagen: Maria Elena 



A continuación presento un texto que escribí junto con las preguntas referentes al mismo. Si no has leído el artículo anterior con recomendaciones sobre este tema, podrás tomar unos minutos para leerlo primero.  




Por anos gosteide suster libros em minhas mãos, sentir a textura do papel, ver a variedade de tamanhos, cores, e imagens de capa dos libros que tenho em casa, como parte da decoração. São atrativos tanto em sua forma material como também em seu conteúdo.   Esse conteúdo pode entreter, emocionar, fazer pensar, virar inesquecível por suas estórias e personagens., o desenvolvimento e o clímax de seus conflitos.
Então chegaram os novos libros, os e-books, que posso comprar, descarregar; levar dez ou mais deles num único aparelho de leitura. Perdeu-se o contato único com cada um, seu peso, grossura, os detalhes que provam que foi  lido muitas vezes, quase gastado de tanto uso.
Constituem uma das muitas mudanças no novo século, aquelas que nem sonhávamos, mas que aceitamos mais cedo que tarde. Os libros anteriores não eran apenas um suporte físico de textos, como as tabuletas de argila com escrita cuneiforme, eran muitas vezes objetos desejáveis por sua apresentãção e julgados por sua capa. Para lê-los não precisava comprar um aparelho especial, nem energía, ocupavam espaço, mas eu podia ter e mostrar com orgulho uma coleção inteira.
Estes novos e-books, por outro lado, sem papel, não precisam exigir a vida de muitas árvores, posso levar minha coleção na palma da mão, pago pelo aparelho leitor só uma vez e, em geral, são mais baratos que suas versões impressas em papel.
Gosto de ler, tanto como de escrever. Sou pragmático, conheço bem as vantagens de escrever num blog e ser lido minutos depois em outra parte do mundo. Vou ler folhas e telas. De qualquer jeito, é a qualidade de um texto o que acho mais importante.

-    O autor acha que…
-  -  Os e-books são melhores que os libros impressos com papel.
-  -  Os libros impressos sempre serão mais importantes porque cresceu com eles e aprecia suas características.
-   - As diferentes clases de livros apresentam vantagens e desvantagens.
-   - Os tempos mudam os detalhes que a as pessoas acham importantes.
-   - Sendo prático, não importará se um libro for de uma clase ou de outra, mas importará o texto.
-  -  Com os libros impressos qualquer pessoa poder ter a possibilidade de ler e aprender.
-  -  Prefere os novos e-books por serem mais ecológicos e práticos.

Qual sería o título que você escolheria para ese texto:
-E-books, libros mais ecológicos.
- Por qué acho insubstituíveis os libros impressos
-E-books vs. Livros impressos, quais são melhores
-Das tabuletas aos e-bboks
-E-books e minha posição respeito da leitura
-Diferentes classes de libros