martes, 24 de noviembre de 2015 | By: Jorge

Mas detalles sobre la comprension de textos


 A continuación escribo otro texto sobre este tema que complica a muchos. ¿Qué problemas se puede encontrar en este tipo de pruebas? A veces basta con leer una de las líneas para encontrar la respuesta que buscamos, está claramente escrita, como en el casp de la primera pregunta ( ver luego, mas abajo).
No siempre será asi. La respuesta muchas veces estará en el texto, con otras palabras, entonces lo que buscamos es el sentido que expresan, que confirma o no lo que se nos consulta, como en la segunda pregunta.. También encontrar la respuesta puede depender de que saquemos la correcta conclusión después de leer atentamente. Debemos leer, interpretar, sacar conclsuiones, ser capaces de expresarlas en otras palabras.Se puede practicar con un texto en portugués cuyo sentido ya conozcamos, por ejemplo de un periódico, y comentarlo con nuestras propias palabras.
Puede ocurrir que encontremos "falsos amigos", ( pregunta 4 );  sinónimos poco frecuentes,o palabras que posiblemente no conozcamos ( pregunta 3). En ambos casos, lo recomendable es leer, como la mejor manera de aumentar nuestro vocabulario.


Passamos parte de nosso tempo livre assitindo séries e filmes. Alguns de nós também gostamos de ler, de fato, gostamos mais dos livros do que dos filmes, como leitores inveterados. O quê acontece em geral? Nosso herói encontra um problema e luta contra todas as dificuldades para vencê-lo, com ou sem sucesso, com desenlace feliz ou não, enquanto nós assistimos a cada um de seus passos, suas decisões, suas fortalezas e fraquezas.Há estórias que esquecemos pronto e outras que lembramos por sempre.
A leitura tem muitas vantagens, pelo qual é um hábito recomendável. Podemos aperfeiçoar o vocabulário. Conhecer novos temas, pessoas, e fatos esquisitos.Ter temas dos quais falar com colegas e amigos. Entender quando são citados como exemplos conhecidos autores, livros e personagens, ou seja, entender seu sentido no contexto.
Há quem diz que não gosta de ler, e que poderia até argumentar que os livros são caros, que ocupam espaço, e que ler leva muito tempo. Pode ser, mas por outro lado, tem as bibliotecas, os textos muito breves e ao mesmo tempo significativos, como os de Augusto Monterroso, os e-books, que não ocupam espaço e que em alguns casos são muito baratos.
Você prefere, de qualquer jeito, séries ou filmes? Está bem, mas qualquer estória que você veja ou escute, antes foi escrita, incluindo também canções e até publicidades. Quem não viu alguma publicidade feita de maneira de contar uma pequena estória? E os atuais videojogos? Na criação dos jogos participam programadores, mas também escritores e atores, dos quais ouviremos suas vozes. De uma maneira ou de otra, gostamos e mais ainda, necessitamos de estórias. Se não for um livro, será um filme, ou até um jogo. Há diferentes alternativas para diferentes públicos, gostos, idades. Cada uma dessas estórias procura divertir, mas também envia uma mensagem, uma visão do mundo. Propõem valores e sentidos.  Talvez por isso precisamos das estórias, porque precisamos dar sentido a nossa realidade, que está construida e apoiada por crenças, ideias, e também relatos.

Perguntas de compreensão

1) Nem todas as pessoas gostam de ler.  (verdadeiro / falso)

 2) O texto indica que a ficção pode ter outras funções além de entreter, como sugerir  significação, julgamento, ou recomendar uma ideia o um produto.   (sim / não )


3) O quê significa "leitores inveterados"?

4) "podemos conhecer pessoas e fatos esquisitos" significa que...

5) O autor indica sua certeza de que a narrativa da sentido a nossa realidade. ( verdadeiro / falso )